A Rota Romântica, na Alemanha foi assim denominada a partir da década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial, a fim de especificar a estrada no sul do país, entre os estados da Baviera e Baden- Württemberg. A rota compreende 28 cidades em cerca de 400 km de extensão, começando em Würzburg e terminando em Füssen, quase fronteira com a Áustria.
A maioria das cidades é bem pequenina, com casinhas típicas alemãs, castelos medievais, campos verdes, pontes, rios, muros e torres rodeando os vilarejos, mistura que compõe paisagens lindas. E claro que não conseguimos visitar todas, até porque muitas são bem parecidas.
A melhor forma de fazer a Rota é de carro, pois temos a liberdade de fazer tudo ao nosso tempo, e foi essa a opção que escolhemos. Mas há também opções de trem e ônibus.
Como já contei no Roteiro de viagem, chegamos pelo aeroporto de Frankfurt pela manhã, onde tínhamos uma reserva de carro pelo site Rentalscar. Dirigimos-nos até o guichê da Global Car, empresa em que alugamos o veículo, e já saímos do aeroporto direto para a primeira cidade, que foi Würzburg, distante cerca de 120 km da capital.
Levamos o nosso GPS e também utilizamos os mapas e placas pelo caminho para nos orientar. Pagamos na diária do carro alugado USD 35 e gastamos um tanque de combustível de Frankfurt à Munique.
Nós fizemos a Rota em 4 noites, fazendo várias paradas no caminho e bases nas cidades de Würzburg, Rothenburg ob der Tauber, Augsburg e Füssen. Acho que foi um tempo bom, pois conseguimos fazer tudo com calma e curtir bastante as paisagens.
No segundo dia saímos de Würzburg para Rothenburg, distantes 65 km, parando em algumas cidades no caminho. Rothenburg é uma das cidades mais fofas da Rota.
No terceiro dia partimos de Rothenburg ob der Tauber para Augsburg, percorrendo aproximadamente 180 km, com várias paradas.
E no último dia, seguimos de Augsburg para Füssen, em cerca de 100 Km.
Depois continuamos a viagem para Munique, onde devolvemos o carro. Nos próximos posts falarei um pouco das cidades onde pernoitamos e sobre as que visitamos no caminho.
Abaixo os outros posts desta viagem: