Translate

domingo, 31 de março de 2019

Rota Romântica da Alemanha: de Rothenburg a Augsburg

Depois de passarmos a noite em Rothenburg ob der Tauber, na manhã seguinte, seguimos viagem em direção a nossa terceira base, a cidade de Augsburg. No caminho fomos parando em várias cidades fofas. Nesse dia percorremos quase 200 km até nosso destino final.

Depois de uns 30 minutos de estrada, chegamos a Dinkelsbühl, uma das cidades medievais mais preservadas do país. Ela também é cercada por uma muralha com 4 torres. Estacionamos o carro e demos uma voltinha pelo centro histórico.

Continuamos a viagem até a fofa Nördlingen, outra cidade medieval linda e toda murada. Nördlingen e Rothenburg ob der Tauber são as duas únicas cidades da Alemanha que ainda possuem uma muralha completa em torno da cidade.
Fomos até a igreja São Jorge, no centro, onde subimos mais de 300 degraus até a torre, de onde se tem uma bela vista da cidade. Por ali aproveitamos para almoçar.
Seguimos até a cidade de Harburg, conhecida pelo castelo mais antigo e bem preservado da Alemanha. O Castelo Harburg está localizado no alto da colina e pode ser visto de longe. A cidade é super fofinha, pequenina e cheia de paisagens lindas.
E já no fim da tarde chegamos a Augsburg, uma cidade grande e bem diferente das que vínhamos visitando nessa viagem. Ela é a terceira maior cidade do Estado da Baviera.
Para hospedagem escolhemos o Ibis Augsburg Koenigsplatz, que fica localizado a uns 10 minutos de caminhada do Centro Histórico. Sendo hotel de rede, já sabemos o que vamos encontrar. A diária incluiu um café da manhã muito bom, wifi e estacionamento. O quarto e banheiro eram bons também, recomendo!
Já chegamos e fomos conhecer o centrinho, que estava bem movimentado. As ruas internas são fechadas para carros e há bares, cafés e restaurantes com mesinhas na rua e muitas lojas. Seguimos até a Rathausplatz, que é a praça da prefeitura, de fachada renascentista. Nela estava sendo montada uma feirinha de Natal, que, infelizmente não conseguimos pegar... Ficamos passeando por ali até anoitecer.
Na manhã seguinte ainda demos umas voltinhas pelas ruelas e seguimos viagem até nossa última cidade da Rota Romântica: a congelante Füssen, na fronteira com a Áustria, assunto do próximo post.

Abaixo os outros posts desta viagem:


sábado, 23 de março de 2019

Rota Romântica da Alemanha: Rothenburg ob der Tauber

Saímos de Wurzburg, e depois de uma rápida passada por Bad Mergentheim, chegamos a nossa segunda pernoite e a mais esperada parada da Rota da Alemanha:a fofinha Rothenburg ob der Tauber, distante aproximadamente 60 km.
Para hospedagem, escolhemos pelo booking o Hotel Uhl, que fica localizado no Centrinho, bem ao lado de um dos principais pontos turísticos na cidade, a Plönlein. Achamos o hotel um pouco esquisito, pois estava super vazio de hóspedes e funcionários. O café da manhã incluso na diária era fraquinho, com poucas opções. O quarto e banheiro eram normais. Tinha wi-fi, aquecedor, e estacionamento em outro prédio.
Assim que chegamos, fizemos logo o check-in, deixamos o carro no estacionamento e fomo explorar o entorno. A cidade é toda murada, possuindo 3 km de extensão com 42 torres.

O primeiro lugar em que paramos foi na Plönlein, uma bifurcação com uma casinha amarela no centro, com uma torre em cada uma das ruas laterais. O local é um dos cenários mais fotografados e dizem que foi ali que Walt Disney se inspirou para fazer os cenários do filme Pinóquio. Uma pena que estava com um barracão de obras bem na frente, atrapalhando um pouco as fotos!!
Seguimos caminhando pelas ruas fofas com suas construções coloridas e medievais, e depois de alguns minutos chegamos à Marktplaz ou Praça do Mercado, o ponto central da cidade, com suas charmosas casinhas coloridas típicas.

Nesta Praça fica a Rathaus, a prefeitura da cidade, onde subirmos mais de 200 degraus até chegar à torre, de onde se tem uma bela vista panorâmica de todo o centro histórico, da muralha e das torres da cidade.
Aqui também está a Ratistrinkstube onde fica o relógio astronômico, e onde ocorre a encenação da lendária história do prefeito Nusch, que teria salvado a cidade da destruição durante a Guerra dos 30 anos, tomando, num só gole, mais de 3 litros de vinho 🤔.
Nos arredores tem várias lojinhas, restaurantes e barzinhos. Uma loja bem famosa por lá é a de artigos natalinos, Kathe Wohlfahrt, aberta o ano todo. Vale a pena uma visita por sua beleza. Também há uma loja da Lindt, que vende chocolates com preços muito bons. Fizemos a festa. Além disso, a cada visita, você ganha um bombom degustação rs.
O doce típico local é Schneeballen, conhecido como bola de neve, feito de uma massa fina de farinha frita com coberturas variadas de açúcar, chocolate, caldas diversas, etc. Nós provamos, mas, sinceramente, não gostamos!

Passamos a tarde e o inicio da noite passeando e nos perdendo pelas ruelas da agradável, linda e romântica cidade murada. Almoçamos uma massa bem gostosa num restaurante próximo ao Plönlein, com bom preço. Não me lembro ao certo, mas que se chamava Da Vinci.
No início da noite conseguimos pegar o fim de uma feirinha que estava tendo além da Marktzplaz. É impressionante como a cidade fica vazia quando escurece, inclusive os restaurantes e bares, quase todos fechados! À noite, quando a cidade já estava deserta, voltamos para o hotel, para continuar nossa roadtrip na manhã seguinte.

Abaixo os outros posts desta viagem: