Em dezembro, mês das minhas fériassss, fui para Cuiabá, no Mato Grosso, onde meu marido está trabalhando. Aproveitamos o feriado da cidade junto do nosso aniversário de casamento e fomos pela terceira vez conhecer mais um pouquinho da Chapada dos Guimarães, que, como já contei, fica a menos de uma hora da capital, perfeito para um bate-volta.
Queríamos um passeio bem light e decidimos visitar as Cachoeiras dos Namorados, Cachoeirinha e Véu de Noiva, que não precisam de guia, tem acessos gratuitos e as trilhas são bem tranquilas.
Essas três cachoeiras ficam ainda na estrada, antes da entrada da cidade, mas já fazem parte do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. É bem fácil chegar, pois há placas indicando a entrada, onde fica o estacionamento.
O acesso das cachoeiras se divide em dois: uma trilha vai para as Cachoeiras dos Namorados e Cachoeirinha, que são próprias para banho e a entrada é até 12h, podendo ficar lá até as 16h30. E o outro acesso vai para a Véu de Noiva, que é um lugar apenas de contemplação, aberto até as 15h.
Começamos pela trilha das cachoeiras que são abertas para banho. A trilha é bem tranquila, tirando o sol e calor, rs, ela possui aproximadamente 1 km e levamos cerca de 20 minutos até a primeira, que é a dos Namorados. Ela tem uma queda d’água de 6 metros, formando um pequeno poço para banho.
Continuando a trilha por mais uns 5 minutos, chegamos à Cachoeirinha. Ela lembra uma prainha e tem uma queda de 18 metros, além de uma grande piscina e um pedaço de terra. Muito boa para banho e para pegar um solzinho. Essa foi a minha preferida.
Depois de tomarmos banho e curtirmos o lugar, voltamos pela trilha para a entrada para pegar o outro caminho, que dá acesso à Véu de Noiva. Essa trilha é um pouco mais curta e fizemos em aproximadamente 15 minutos.
Essa cachoeira pode ser vista somente através de um Mirante e é um dos cartões postais da cidade. A cachoeira tem 86m e a vista é muito linda. Lá também fica um restaurante regional.
Já era hora do almoço e decidimos conhecer a Trattoria Pomodori, que fica no centro da Chapada, pertinho da praça central. O local é famoso pelas suas empadas. Experimentamos e estava boa, mas nada de extraordinário. O restaurante tem uma decoração rústica e aconchegante. Para o almoço pedimos lasanha a quatro queijos e rondeli à bolonhesa. Os pratos custam em média de R$28 a R$40, é bemmm servido e estava bom.
Outros posts da região:
Nenhum comentário:
Postar um comentário