Em março, aproveitamos um fim de semana que estávamos em Cuiabá (MT), para voltar pela quarta vez à Chapada dos Guimarães, para fazer a Trilha do Vale do Rio Claro com um grupo de amigos.
A trilha do Vale do Rio Claro fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, e é quase toda por um caminho largo e plano de terra, sem mata fechada. Ela tem aproximadamente 6 Km de ida e 6 km de volta, com três paradas de contemplação: Poço das Antas, Crista do Galo, Poço Verde, sendo que os dois poços são para banho, o que ameniza bastante o cansaço e o calor. O valor do passeio foi de R$ 63,00 por pessoa.
O ponto de encontro foi às 7h da manhã em um posto de Cuiabá, mas acabamos saindo da cidade quase às 8h. O acesso é pela Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), a uma meia hora da capital, e rapidinho chegamos à porteira. Lembrando que o local é uma propriedade privada e só é permitida a entrada com guias autorizados.
Deixamos nosso carro logo na entrada e após algumas instruções básicas, começamos nossa caminhada por um caminho tranquilo. Depois de cerca de 4 km, chegamos ao primeiro Poço, chamado Poço das Antas.
O Poço das Antas é uma grande piscina de águas transparentes, formada pelas águas do rio, onde podemos mergulhar. A água é tão clara que conseguimos enxergar o fundo de terra. Também avistamos muitos peixinhos nadando no rio. Ficamos relaxando por ali por quase 1 hora.
Continuamos a caminhada percorrendo mais 1 km até a Crista do Galo. O único trecho ruim é aqui, onde temos que subir um morro por entre pedras, mata e chão de terra, para chegar ao Mirante. Esse trajeto é rápido e leva menos de 10 minutos.
A volta levou aproximadamente 1 hora e meia de caminhada, e chegamos ao estacionamento por volta das 15h. Um total de 6 horas de trilha, mas que foi super tranquilo por conta das paradas e mergulhos no rio. O local é muito bonito e recomendo o passeio.
- Vá de tênis, mas leve uma sandália para as paradas de mergulho;
- Passe repelente e muito protetor solar;
- Leve bastante água e lanches para ir comendo no caminho.
Outros posts da região:
Nenhum comentário:
Postar um comentário