Translate

domingo, 9 de agosto de 2015

Zaanse Schans: a vila dos moinhos na Holanda

Estando em Amsterdã, não podíamos deixar de visitar os famosos moinhos holandeses. Para conhecê-los, fomos até uma vila super fofa e turística, há cerca de 30 minutos de trem da capital, chamada Zaanse Schans. Compramos o bilhete de ida e volta na Estação Central de Amsterdã no sentido Alkmaar, descendo na estação Koog Zaandijk. É importante comprar o bilhete de volta em Amsterdã, pois lá não tem bilheteria.
Descemos do trem e fomos caminhando, seguindo o fluxo, por ruas praticamente desertas rodeadas de casinhas bonitinhas até chegar à ponte. Neste ponto já avistamos aquela bela paisagem de casinhas e moinhos às margens do Rio Zaan.
Atravessamos a ponte e chegamos ao vilarejo repleto de casinhas do século XVII e XVIII que funcionam como lojinhas de doces e souvenir, cafés e restaurantes. Foi muito gostoso caminhar pelas ruelas apreciando os moinhos, as pontes e riachos.
Um dos moinhos é aberto à visitação e você pode subir e entender melhor o seu funcionamento. A entrada é paga, e custou quatro euros na época.
O local ainda tem duas fábricas: uma de queijos, Queijaria Catharina Hoeve, bem grande, onde podemos degustar e comprar; e a outra de tamancos de madeira, onde você pode conhecer a história dos tamancos e sua utilidade.

Apesar de o local ser bem turístico, eu adorei e recomendo muito, a vila é muito aconchegante e não da vontade de ir embora, rs!!. A visita durou uma manhã e depois voltamos para curtir à tarde em Amsterdã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário