Quem me segue no Instagram (segue aí @investenaviagem), viu que passei o feriado do carnaval em Trancoso, na Bahia, um lugar tranquilo e de muita paz, cercado pela natureza. Não vimos carnaval por lá, tinha pessoas, mas na medida certa, não estava lotado e não pegamos fila em nenhum restaurante ou bar. Tudo bem calmo para essa época do ano e foi ótimo!!! Fiquei imaginando como é a Vila em baixa temporada, rs!!
Como já falei aqui, Trancoso é um Vilarejo bem pequeno, distrito de Porto Seguro. A principal atração da Vila, além das praias é o famoso Quadrado, ambiente super charmoso e agradável.
O Quadrado, na verdade, é uma grande praça retangular cercada pela Igreja São João Batista e por casinhas coloridas, que funcionam como bares, restaurantes, cafés, galerias, hospedarias e residências, além de muito verde e árvores.
Em várias casinhas, placas na porta contam a história das pessoas que moraram por ali.
A Igreja é bem simples e não abre todos os dias. Segundo os moradores, são os casamentos que movimentam a Vila nos fins de semana, e ainda disseram que a fila de espera é grande.
No centro, um grande gramado com campo de futebol, onde as crianças brincam. Pelo Quadrado muitos feirantes vendendo seus produtos artesanais.
À noite, a iluminação fica por conta das luzes espalhadas nas árvores, que os próprios proprietários colocam em frente aos seus estabelecimentos.
Além disso, vários bancos e mesas com cadeiras espalhadas são convidativas para contemplação do movimento na área do Quadrado. Tudo muito fofo, e eu voltei apaixonada pela paz deste lugar, rs!!! Nesta área, não circulam carros.
Atrás da Igrejinha, fica o Mirante do Quadrado, de onde dá para ver o manguezal e a Praia dos Nativos.
Descendo numa trilha à direita da Igreja e passando por uma ponte de madeira, por cima do manguezal, chegamos às praias.
À esquerda de quem chega pela trilha, está a Praia dos Nativos, uma das mais movimentada da Vila, situada ao norte da barra do Rio Trancoso. Tem águas calmas e arrecifes que formam piscinas naturais, e uma das principais atrações são os riachos que cortam a orla de norte a sul.
A praia é mais frequentada pelos hóspedes das diversas pousadas, que ali montam seus clubs de praia com mesas, sofás e espreguiçadeiras, mas também é aberta ao público em geral.
À direita fica a Praia dos Coqueiros, uma das mais próximas da vila, com arrecifes, coqueirais e muitas barracas de praia. Foi por ali que ficamos a maior parte do tempo, nas barracas Joia e do Jonas, assunto para outro post.
Ainda há várias barracas com aluguel de caiaques e stand up paddle, passeios de cavalos etc. Fizemos o SUP e foi bem tranquilo, já que a maré estava baixa e o mar calminho. Os valores são a partir de R$ 50,00, alugando duas pranchas por 30 minutos.
E assim passamos os nossos dias em Trancoso, descansando e curtindo o Quadrado e as praias. Em breve, falarei dos restaurantes que fomos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário