Itacaré, no sul da Bahia, ainda é um local pouco explorado e conhecido pelos turistas. Cercado de muito verde em meio a Mata Atlântica, reúne praias, cachoeiras e rios de grande beleza natural. Um ótimo lugar para descansar e estar em contato com a natureza.
O Centro turístico é bem pequeno e engloba a rua principal, chamada Pituba, onde ficam os restaurantes, cafés, bares, lojinhas e agências de passeio, além das várias pousadas e hotéis ao seu redor e as praias ao longo do litoral. Tudo isso feito a poucos minutos de caminhada. O carro é necessário para conhecer as praias mais afastadas da Vila.
Fonte: www.itacare.ba.gov.br |
No dia seguinte ao que chegamos na cidade fomos explorar as praias urbanas, que são as mais próximas da Vila e é possível ir caminhando. Começamos pela Praia de Resende, seguindo para Tiririca, Costa e Ribeira. Todas elas são acessadas por pequenas trilhas leves e fáceis que variam de 5 a 20 minutos de caminhada. Praticamente não há muita infraestrutura nas praias, somente uma ou outra barraca que vende frutas e água de coco.
Praia de Resende |
Praia de Tiririca |
Praia da Costa |
Na Praia da Ribeira fizemos a tirolesa que passa por cima do mar e corta a praia de ponta a ponta, super legal o passeio. Essa não tem queda na água.
Neste dia, ainda seguimos até a Prainha, que é mais distante e tem um acesso mais difícil. Para chegar até ela fizemos uma trilha guiada de aproximadamente 40 minutos, iniciando na Praia da Ribeira. No caminho passamos por pequenos córregos e cachoeiras e várias atividades de arvorismo.
A Prainha foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, possuindo muitos coqueiros e areia bem branca. Na praia só tem uma barraca que vende água de côco. A paisagem é realmente muito bonita, mas o mar é mais agitado. Passamos a nossa tarde por ali, descansando na sombra de um coqueiro.
No terceiro dia fomos conhecer as praias mais distantes da Vila, com acesso pela Rodovia, necessitando de transporte. A primeira parada foi nas Praias de Engenhoca e Havaizinho, que são ligadas por uma trilha. O acesso à Praia de Engenhoca é feito por uma trilha de 20 minutos.
Dali, caminhamos mais uns 15 minutos até Havaizinho, uma praia calma e pequena. As duas praias são bem tranquilas e também sem infraestrutura.
Pegamos novamente o carro e fomos até a Praia de Itacarezinho, mais à frente, que é a que tem a melhor estrutura, com restaurantes e estacionamento de fácil acesso à praia. Não ficamos muito tempo por ali, já que a praia estava bem cheia.
Por último seguimos para a Praia de Jeribucaçu, onde o rio deságua no mar, deixando a paisagem muito linda. A trilha tem muitas subidas e descidas e eu achei o acesso complicado. Levamos 1 hora para chegar até a praia.
Aproveitamos o último dia na cidade para ir à Cachoeira do Tijuípe, que é perto de Itacarezinho, e acessada por uma trilha leve de 15 minutos. A cachoeira tem uma grande piscina natural que é ótima para banho.
Ainda tem a Praia das Conchas, que íamos à tarde par a assistir ao pôr do sol. Ela é a mais central e a mais perto de Pituba, mas com muitos quiosques e bem cheia, já que a praia é pequena e de fácil acesso.
Nossa, uma praia mais linda que a outra! Lugares incríveis.
ResponderExcluirSão lindas mesmo!Bjs
Excluir