Translate

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019

Já contei aqui que 2018 foi um ano de mudanças e nascimento, por isso as viagens ficaram em segundo plano e não tivemos retrospectiva. Mas 2019 foi um ano em que retornamos às viagens. Ebaaa!!!!

Como já comentei, a partir de 2019 nossas viagens ganharam mais um integrante, nosso baby filho! Pretendemos continuar viajando com ele, apresentando a ele esse mundão! O que posso dizer desta nova fase é que diminuímos um pouco nosso ritmo, já que ele ainda é pequenino. Ele se mostrou um ótimo viajante, aproveitando e curtindo tudo.
Começamos o ano em Niterói, no Rio de Janeiro, e esse foi um destino que voltamos muito ao longo do ano, já que é nossa cidade natal. Então nem vou considerar às vezes que estivemos por lá nesta retrospectiva rs.
A primeira viagem do ano foi no feriado de carnaval, no mês de março. Fomos para Maceió e nos hospedamos no Jatiuca Hotel e Resort. O propósito da viagem foi descansar, já que estávamos com um bebe de 7 meses e também já conhecíamos a cidade. O hotel é lindo, pé na areia e superou todas as nossas expectativas. Super recomendo! Tem post dele no blog aqui.
Em junho, no feriado de Corpus Christi, passamos um fim de semana com toda a minha família, que veio nos visitar. Fomos ao Pantanal mato-grossense, na Pousada Piuval. Foi um final de semana super tranquilo, junto à natureza. Ainda quero contar sobre ela aqui no blog.
Em setembro, tiramos as nossas tão sonhadas férias e fizemos nossa primeira viagem internacional com o baby, que tinha 1 aninho, para a Flórida, EUA. Fizemos uma viagem de 15 dias de carro, deliciosa, passando por Miami, Orlando, Clearwater e Key West. Em breve vou postar tudo aqui.
E para fechar o fim do ano, estamos no Rio de Janeiro, como sempre rs!!!

Para o ano que vem, os planos são muitos rs! Já temos definida a viagem de carnaval, que será um destino do nordeste brasileiro, e estamos organizando uma viagem para um destino internacional inédito, ainda no primeiro semestre!

Um Feliz 2020 para todos nós!!!! E que Deus nos abençoe!

Beijos!

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Monte Pilatus: uma montanha perto de Lucerna

O Monte Pilatus é uma montanha nos Alpes suíços que fica bem próxima à Lucerna. O monte está localizado a 2.106 metros de altura, com vistas e paisagens super diferentes e lindíssimas.
Existem duas formas de subir ao topo da montanha. Uma delas é de trem furnicular, sendo esta a ferrovia de maior inclinação do mundo. Esse percurso funciona de maio a novembro, e quando fomos já estava fechado. A segunda opção é de teleférico, que foi a que utilizamos, e as paisagens são surpreendentes.

Para chegar a Pilatus pegamos o ônibus n°1, a partir de Lucerna, onde estávamos hospedados. Em aproximadamente 15 minutos descemos na Parada Zentrum Pilatus e seguimos as placas até a estação de Kriens, onde fica o teleférico Dragon Ride. O bilhete de subida e descida custou 75 CHF por pessoa (nov 2017) e compramos no próprio local. 
primeira parte do trajeto é feita em um teleférico pequeno, para até 4 pessoas, e sobe até Fräkmüntegg, com uma parada em Krienseregg a 1.026 m de altura. Nessa para não descemos por causa da falta de visibilidade.
O trajeto desta primeira parte (de teleférico) é liiiiiiindo demais, pois passa por diversas paisagens. Ficamos embasbacados com tamanha beleza. Nossa subida começou com a linda vista de Lucerna e do Lago em meio a um corredor de pinheiros e muito verde.
Depois o teleférico entrou no meio das nuvens e começamos a ver muita neve no chão, e a medida que íamos subindo, mais neve agora caindo e cobrindo toda a montanha, a ponto de não enxergarmos nada.
E, de repente, estávamos por cima das nuvens e da neve e debaixo de um céu azul sem igual!!! Foi incrível e muito emocionante, pois não esperávamos aquela visão, já que o dia estava feio. 
Nesta parada em Fräkmüntegg, a 1.415m de altura, tinha muita neve no chão e céu azul. No local há um restaurante, onde almoçamos na volta, um parquinho para as crianças na neve e muitas pessoas brincando de escorrega na neve.
Depois de conhecermos esta área, subimos em direção ao ponto mais alto, o Pilatus Kulm. O trajeto é feito numa gôndola panorâmica para várias pessoas e tem uma paisagem espetacular do céu azul, das nuvens e das montanhas nevadas.
O topo do Monte Pilatus tem uma vista panorâmica de toda a cidade, que estava toda coberta de nuvens. Nesta área fica o restaurante, lojinha de souvenires e um hotel. Tem uma área interna e outra externa, onde tem um pouco de neve para se divertir. Lá fora estava bem frio, em torno dos 5 graus, mas a sensação era congelante.

sábado, 7 de dezembro de 2019

Bate volta a Berna, capital da Suíça

Em Lucerna reservamos um dia para fazer um bate-volta à Berna. Compramos o bilhete de trem na Estação Central de Lucerna no mesmo dia, que custou em torno 70 CHF ida e volta, por pessoa. O trajeto durou aproximadamente 1 hora.
Berna é a capital do país e tem aproximadamente 135 mil habitantes. Considerada Patrimônio Cultural pela UNESCO, está localizada às margens do Rio Aar, que circunda toda a cidade.


Desembarcamos na estação de trem e seguimos percorrendo a pé  toda a região do Centro antigo. Nossa primeira parada foi na Praça e Palácio do Governo, onde ficam vários bares e restaurantes, um jogo de xadrez em tamanho gigante e fachadas decoradas com bandeiras dos cantos suíços.
Seguimos pela via principal da cidade, a Marktgasse, que vai mudando de nome ao longo percurso. Por ali passamos por torres medievaisfontes coloridas de água potável, além de restaurantes, lojinhas de chocolates e souvenires.
Logo à frente chegamos à famosa Torre do Relógio. Um espetáculo a cada hora quando o sino toca e os bonecos se movimentam.
Nessa rua também fica a Casa de Einstein, onde o cientista morou por alguns anos e desenvolveu algumas de suas teorias. A antiga residência atualmente é um museu cujo ingresso custa CHF 6. Nós não entramos.

Saindo da via principal, viramos à direita e nos deparamos com a Catedral de Berna, o mais importante edifício em estilo gótico tardio do país, além de ser a catedral mais alta. Também tem uma torre em que é possível subir e ter um vista privilegiada da cidade. 
Voltando para a principal, seguindo caminhando adiante, atravessamos a ponte sobre o Rio Aar e chegamos no Barenpark, o Parque dos Ursos, que é o símbolo da cidade. Eles ficam numa área reservada, na beira do rio. Vimos muitos deles andando por ali. 
E por último encaramos uma subida para chegarmos ao Rosengarten, o Jardim das Rosas, que é um dos pontos mais altos da cidade, de onde se tem uma bela vista de Berna. Lá em cima, um amplo gramado verde com muitos tipos de rosas. Infelizmente o tempo não ajudou muito, estava chuvoso e frio.
Retornamos caminhando em direção à Estação de trem, e próximo à Torre do Relógio paramos para almoçar no Restaurante Sphaguetti e Cia. É uma rede especializada em massas, com bom custo beneficio, comida gostosa e preço bom. Os pratos variam em torno de 15 a 20 CHF. 
Nossa passagem pela cidade foi rápida, mas suficiente pra conhecer o principal. Para quem estiver por perto, vale a pena separar umas horinhas para conhecer a capital do país