Berna é a capital do país e tem aproximadamente 135 mil habitantes. Considerada Patrimônio Cultural pela UNESCO, está localizada às margens do Rio Aar, que circunda toda a cidade.
Desembarcamos na estação de trem e seguimos percorrendo a pé toda a região do Centro antigo. Nossa primeira parada foi na Praça e Palácio do Governo, onde ficam vários bares e restaurantes, um jogo de xadrez em tamanho gigante e fachadas decoradas com bandeiras dos cantos suíços.
Seguimos pela via principal da cidade, a Marktgasse, que vai mudando de nome ao longo percurso. Por ali passamos por torres medievais, fontes coloridas de água potável, além de restaurantes, lojinhas de chocolates e souvenires.
Logo à frente chegamos à famosa Torre do Relógio. Um espetáculo a cada hora quando o sino toca e os bonecos se movimentam.
Nessa rua também fica a Casa de Einstein, onde o cientista morou por alguns anos e desenvolveu algumas de suas teorias. A antiga residência atualmente é um museu cujo ingresso custa CHF 6. Nós não entramos.
Saindo da via principal, viramos à direita e nos deparamos com a Catedral de Berna, o mais importante edifício em estilo gótico tardio do país, além de ser a catedral mais alta. Também tem uma torre em que é possível subir e ter um vista privilegiada da cidade.
Voltando para a principal, seguindo caminhando adiante, atravessamos a ponte sobre o Rio Aar e chegamos no Barenpark, o Parque dos Ursos, que é o símbolo da cidade. Eles ficam numa área reservada, na beira do rio. Vimos muitos deles andando por ali.
E por último encaramos uma subida para chegarmos ao Rosengarten, o Jardim das Rosas, que é um dos pontos mais altos da cidade, de onde se tem uma bela vista de Berna. Lá em cima, um amplo gramado verde com muitos tipos de rosas. Infelizmente o tempo não ajudou muito, estava chuvoso e frio.
Retornamos caminhando em direção à Estação de trem, e próximo à Torre do Relógio paramos para almoçar no Restaurante Sphaguetti e Cia. É uma rede especializada em massas, com bom custo beneficio, comida gostosa e preço bom. Os pratos variam em torno de 15 a 20 CHF.
Nossa passagem pela cidade foi rápida, mas suficiente pra conhecer o principal. Para quem estiver por perto, vale a pena separar umas horinhas para conhecer a capital do país
Abaixo os outros posts desta viagem:
Rota Romântica da Alemanha: de Rothenburg a Augsburg
Nenhum comentário:
Postar um comentário