Translate

sábado, 30 de novembro de 2019

Lucerna: tour de um dia pela cidade

Lucerna é uma cidade pequenina, e seus pontos turísticos são facilmente percorridos a pé. Fizemos de Lucerna nossa base para conhecer outras regiões no entorno, como a capital Berna e o Monte Pilatus. Então restou praticamente um dia para rodar a cidade, o que foi suficiente para nós. O dia amanheceu feio e chuvoso mas com o passar das horas o sol apareceu.
Tomando por referência a Estação Central de trem, por onde desembarcamos na Suíça na noite anterior, e atravessando a ponte principal da cidade, chega-se ao principal ponto turístico de Lucerna, a Kapellbrücke (Ponte da Capela).
Uma ponte de madeira para pedestres construída sobre o Rio Reuss em 1365, interligando a cidade. Caminhando pela Kapellbrücke observam-se mais de 100 pinturas do início do século XVII, logo abaixo da cobertura, nas traves de madeira da ponte. Um incêndio destruiu parte da construção em 1993, mas logo no ano seguinte foi reconstituída pelo governo local. Ainda bem! O cenário é lindo e merece fotos diurnas e noturnas.
Às margens do Rio Reuss, um pouco mais adiante da Kapellbrücke, fica a primeira grande igreja barroca dos jesuítas ao norte dos Alpes, datada de 1666.
E do outro lado do rio fica o Centro histórico da cidade. Começamos pela prefeitura, Alter Rathaus, que pode ser identificada pela sua torre do relógio. O edifício tem estilo renascentista italiano e sua construção é de 1606.
Seguimos caminhando pelas ruelas do centro histórico onde se concentra o comercio e chegamos à Praça do Vinho, o Weinmarkt, uma área cheia de construções com pinturas nas paredes.
Continuamos o passeio até encontrar a Muralha Museggmauer e as torres que rodeiam Lucerna. Concluídas no século XV, as 9 torres e a muralha ainda encontram-se preservadas. 
Nesta caminhada chegamos a um mirante lindo, de onde pudemos avistar a cidade do alto.
Depois de caminharmos bastante pelo centro histórico, seguindo em direção ao Lago Lucerna, chegamos à Igreja HOF ou St. Leodegar (HOFKIRCHE). Construída entre 1633 e 1639, durante a Guerra dos Trinta Anos, a igreja possui estilo renascentista e é também uma das mais importantes do país.
Por último, já afastado do centro, fomos ao Monumento Leão Ferido (Lowendenkmal), uma escultura que homenageia os Guardas Suíços que foram massacrados durante a Revolução Francesa de 1792, quando revolucionários invadiram o Palácio das Tulherias em Paris, na França. Esse foi um dos poucos trajetos que utilizamos ônibus elétrico, com o passe livre oferecido pelo Hotel. E mesmo assim, só usamos para retornarmos às imediações do Lago Lucerna, de onde admiramos o fim daquele dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário