Translate

sábado, 20 de junho de 2015

Um bate-volta de Santiago a Vina del Mar e Valparaíso

No nosso segundo dia em Santiago, fizemos o Passeio à Vina del Mar e Valparaíso, cidades litorâneas próximas a Santiago, com a Empresa Turistour, que nos pegou no hotel logo cedo. A viagem durou cerca de 2 horas, a estrada é ótima e passa por vários vinhedos.


Nossa primeira parada foi em Vina del Mar, considerada capital turística do Chile. No verão, segundo o guia, a cidade atrai muitos turistas por ter algumas das melhores praias do país. Assim que chegamos, passamos pelo Parque Vergara, que foi a residência de uma das famílias mais ricas do Chile, e hoje funciona como parque com uma extensa área verde, mas estava fechada neste dia.

Em seguida, paramos no principal ponto turístico da cidade, o Relógio das Flores. O relógio foi construído para dar boas vindas a Copa do Mundo de 1962, disputada na cidade.


Seguimos para a orla para ver o Oceano Pacifico, onde paramos para tirar umas fotos. Mesmo com sol, ventava bastante e não tinha quase ninguém no mar.


De lá, fomos para o Museu Fonck, que abriga uma coleção de peças arqueológicas. Na frente do museu, encontramos um dos 5 moais fora da Ilha de Páscoa. Os moais são estátuas gigantes de pedra, espalhadas pela Ilha de Páscoa, construídas por volta do ano 1.200 pelo povo Rapanui, os primeiros habitantes da ilha.


Paramos para almoçar em Vina del Mar num restaurante sugerido pela excursão, que não me recordo o nome. O restaurante não era dos mais baratos, mas a comida era boa, pedimos o menu do dia, que incluía a entrada, o prato principal, a sobremesa e a bebida. Após o almoço, seguimos para Valparaíso.

Valparaíso está localizada a uns 15 minutos de Vina del mar, é uma cidade portuária caracterizada por cerros que invadem a costa cheias de casinhas coloridas. Os populares ascensores (funicular) tem o papel de comunicar a parte alta da cidade com a margem costeira. É uma das cidades mais antigas do Chile. Em 2003 sua área histórica foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.


A primeira parada foi na Casa do poeta Pablo Neruda, onde fica o Museu La Sebastiana, que tem um mirante com uma bela vista para a cidade e para o mar.


Voltamos para o ônibus e logo depois paramos em um dos Cerros para descer a pé ate a Plaza Sotomayor, a maior praça da cidade. Descemos caminhando pelas ruelas e pelas casinhas coloridas até um dos mirantes do Porto.


Neste ponto, pegamos um furnicular até a Praça Sotomayor, que é cercada por construções históricas. De lá, pegamos o ônibus de volta a Santiago, já no fim dia.


O passeio foi bem rapidinho, mas valeu a pena conhecer essas duas cidades tão próximas e tão diferentes. Se você tiver um tempinho no roteiro, não deixe de conhecer!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário