Translate

domingo, 22 de novembro de 2015

Viena: Região do Ring, Parque Prater e Concerto musical

No nosso terceiro dia em Viena, acordamos cedinho e fomos conhecer o Palácio de Hofburg, que fica localizado na área do Ring, uma via que circula a cidade antiga e abriga diversos pontos turísticos.
O Palácio foi a residência oficial e centro do poder dos Habsburgo, soberanos da Áustria entre 1278 e 1918, que o usaram como sua principal residência de inverno, enquanto que o Palácio de Schönbrunn era o preferido para o verão.
Ele conta com mais de 2.600 salas e ocupa uma área de 20 hectares. A sua grandiosidade arquitetônica e os seus grandes jardins dominam a paisagem da região central da cidade. O palácio hoje é um grande complexo, que abriga a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do presidente da Áustria e museus, dentre os quais se destacam as alas preservadas dos antigos aposentos imperiais, as salas usadas durante o Congresso de Viena e a coleção de tesouros sacros e obras de arte acumuladas pelos Habsburgo durante os quase sete séculos de reinado. Fizemos a visita aos apartamentos imperiais e aos acervos da família. A entrada é paga e custou algo em torno de 15 euros.
Saindo do Palácio fomos até os Jardins de Burggarten, onde se encontra o famoso monumento a Mozart.
Seguimos caminhando pela Rua do Ring até a Maria-Theresien-Platz, onde encontramos o Museu de História Natural e o Museu de História da Arte. Nesta praça acontece o Christmas Village, outra feirinha de Natal, mas que estava fechada por causa do horário. Por ali também fica o Museum Quartier, onde se concentram diversos museus.

Pelo Ring chegamos até o Parlamento Austríaco, uma linda edificação em estilo neoclássico, sede do poder legislativo da República da Áustria.
Mais a frente fica o prédio da Prefeitura, em estilo gótico, o RathausEle é um antigo prédio e Palácio em Viena, que serve como sede da prefeitura e do conselho municipal da cidade. No topo da torre fica o Rathausmann, um dos símbolos da cidade. Ali há um grande parque, o Rathauspark.
Nos jardins da Rathausplatz, estava rolando o lindo Mercado de Natal com a sua tradicional árvore de Natal e muitas barraquinhas de comidas, bebidas e lembrancinhas.

Em frente à Prefeitura, outra edificação importante da cidade é Burgtheater, o Teatro Nacional Austríaco. Ele foi construído em 1741, pela Imperatriz Maria Theresa da Áustria, para ser o teatro ao lado da sua residência de Hofburg.
E perto da Prefeitura também fica a Universidade de Viena, que foi inaugurada em 1365, uma das mais antigas do mundo. Vale lembrar aqui que quando o Brasil foi descoberto, essa universidade já tinha quase 150 anos de funcionamento!!!
Depois de conhecer toda essa região do Ring, seguimos de metrô até Parque Prater, o parque de diversão mais antigo do mundo, onde fica a famosa Roda gigante, de cabines vermelhas e capacidade para várias pessoas.
E para fechar a nossa passagem por Viena, compramos com uns vendedores de rua ingressos para um concerto de Johann Strauss e Mozart, o Kursalon Vienna. A entrada custou algo em torno de 40 euros.

O evento é um show de música clássica vienense na sala de concertos Kursalon Vienna, onde podemos apreciar as obras-primas clássicas de Strauss, Mozart e outros músicos vienenses em 2 horas de espetáculo repleto de valsas, duetos, concertos de piano, cantores de ópera e dançarinos de balé. A experiência foi legal e estando em Viena, capital da música, assistir a um concerto/ópera é imperdível.
Aqui terminou a nossa viagem de férias de quase 20 dias pela Europa, em novembro de 2014. Foi muito bom ter visitado esse lado “menos conhecido” e turístico do continente, mas que oferecem lindas paisagens e monumentos. Então, se você já conhece as principais cidades europeias, sugiro seguir para esse lado menos popular!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário