Translate

domingo, 12 de julho de 2015

Pantanal Mato-grossense

O outro passeio que fizemos quando estivemos em Cuiabá foi para o Pantanal Mato-grossense, localizado no sudoeste de Mato Grosso. Em 2001, foi reconhecido como patrimônio natural da humanidade pela UNESCO.
A região possui uma diversidade de espécies apenas superada pela existente na Amazônia. Entre os vários animais do Pantanal, podemos encontrar o jacaré, cobra, capivara, araraúna, papagaio, tucano, tuiuiú, onça, macaco, etc.

Nossos amigos reservaram o passeio numa agência de Cuiabá pelo valor de R$190,00 por pessoa, incluindo o translado de ida e volta, o almoço sem bebidas e o passeio de barco pelo rio Claro.

No dia agendado, uma van nos pegou por volta de 7:30h da manhã em Cuiabá, para seguirmos para o nosso ponto base, o Hotel Pantanal Mato Grosso, na Rodovia Transpantaneira, a aproximadamente 180 km de distância, sendo os últimos 80 km em estrada de terra.
 
Antes de entrar na Rodovia, fizemos uma parada no Espaço do Turista, onde tinha lanchonete, banheiros e loja de lembrancinhas, em Poconé, cidade conhecida como Portal do Pantanal.
Logo em seguida, entramos na Transpantaneira, onde podemos apreciar algumas espécies de aves, jacarés e muita natureza. Bem na entrada, encontramos o portal e a casa do Zico, famoso jacaré da área.
Em todo o trajeto fizemos paradas para fotografar as paisagens e os animais. A estrada é toda de terra e bem ruim, e conta com mais de 100 pontes de madeira bem precárias.
Chegamos à Pousada por volta de meio-dia e o nosso passeio de barco estava agendado para as 15:30h. Assim que chegamos, fomos almoçar. O almoço é bem caseiro com arroz, feijão, algumas opções de carne e salada.

Após o almoço, depois de descansar um pouquinho, fomos fazer uma trilha, que leva o nome de Trilha da onça. Dizem que por ela, que entra a mata adentro, podemos encontrar onças. Fiquei com bastante medo, mas na verdade, não vimos a onça. Em compensação, encontramos com uns jacarés no caminho, já que a trilha beira o rio.
De volta a pousada, ficamos curtindo a piscina até a hora do passeio de barco.
O passeio de barco pelo Rio Claro é bem legal e é feito num barco com capacidade para umas 12 pessoas. O barqueiro vai alimentando várias aves que acompanham o barco ao longo do trajeto. Ele também faz uma encenação com o jacaré. O lugar é realmente lindo!
O passeio foi bem cansativo pelas estradas que são péssimas e pelo lugar que é bem longe. Mas valeu a pena conhecer um pouquinho dessa região tão rica, com tanta natureza e pouco modificada pelo homem ainda. Vimos paisagens e cenários lindíssimos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário