Translate

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Munique: Passeio pelo Centro Histórico

O nosso segundo dia em Munique amanheceu com raios de sol e saímos para explorar o Centro Antigo da cidade, que ficava a poucos metros do nosso Hotel. Bastava atravessarmos a rua pela galeria subterrânea onde ficam o metrô, cafés, mercados, lojinhas (um verdadeiro comércio escondido)  e já saíamos em frente ao Portal de entrada, o Karlstor, da época medieval.
A partir desse ponto, a rua é somente para pedestres, com muitos prédios antigos e igrejas. Nessa região se concentra o comércio da cidade, com cafés, restaurantes e lojas como Zara, H&M, entre outras. É claro que também aproveitamos para fazer umas comprinhas.
Seguimos caminhando pela movimentada rua em direção à Praça Marienplatz, a principal e mais antiga da cidade. No caminho passamos pela igreja jesuíta de São Miguel.
E mais à frente, a Frauenkirche, conhecida também como Catedral de Nossa Senhora Benedita, que é a maior igreja da capital bávara. Suas 2 torres podem ser vistas de todos os lados. O município proibiu a construção de qualquer estrutura superior a 100 metros nas proximidades da catedral.
Chegando à praça principal, no centro podemos ver a escultura de Maria, de 1638, que dá o nome à praça, e a construção neogótica, sede da Prefeitura de Munique, a  Neues Rathaus.
Todos os dias em horários específicos há um show na torre principal, o Glockenspiel (“show dos relógios”), onde vários bonecos se movimentam com a música, narrando alguns momentos da história da cidade. A apresentação dura aproximadamente 10 minutos. É possível subir na torre da Prefeitura para se ter uma visão ampla da cidade.
Em frente à Rauthaus, fica a igreja mais antiga da cidade, a São Pedro (Peterskirche), que também tem uma torre para visitação. Escolhemos subir seus mais de 300 degraus. A entrada custou menos de 2 euros.
A vista lá de cima é bem bonita, e podemos ver a Prefeitura e o Mercado dos Vitualhas, além de uma visão geral da cidade.
Seguimos para Mercado dos Vitualhas, um dos maiores mercados ao ar livre, onde encontramos lojas de comidas, queijos e souvenires, além de muitas mesinhas com bancos.
Continuamos caminhando até o Palácio Real, o Münchner Residenz, onde residiram diversas gerações da família real do antigo império da Baviera. Nos fundos, fica o Hofgarten, o jardim do Palácio, onde passeamos. O jardim é aberto ao público.
Já saindo do Centro histórico, nossa caminhada foi até o Englischer Garten, o jardim inglês, que é um grande parque urbano. No parque podemos observar a Torre chinesa e o Biergarten (mas estava tudo fechado), e ainda o monóptero, abrigos de colunas circulares com cobertura.
Depois de caminharmos bastante, pegamos o metrô até o Schloss Nymphenburg, o belo palácio de verão dos governantes da Baviera. La você pode visitar o edifício principal, o museu da porcelana e o Marstallmuseum (museu de carruagens). Nós decidimos conhecer somente os jardins que são abertos para visitação gratuita.
Na volta, já no fim do dia, decidimos passar para conhecer a Hofbrauhaus, a cervejaria mais famosa da cidade. O enorme bar, de mesas longas e compartilhadas, exalava cevada por toda parte. Já ficamos embriagados em poucos segundo, só de respirar ali rs.

Nosso dia foi muito proveitoso e nossas impressões sobre Munique melhoraram um pouco, mas confesso que não amamos a cidade. Ainda teríamos o dia seguinte que reservamos para ir ao campo de concentração Dachau, pois à noite partiríamos para Innsbruck, na Áustria.

Abaixo os outros posts desta viagem: