A Vila de Porto de Galinhas, na minha opinião, não tem tantos passeios para se fazer, e os principais são dois: o passeio de Ponta a Ponta pelas Praias do litoral de buggy e o passeio as Piscinas Naturais da Praia de Porto de Galinhas. Eu já tinha feito esses passeios na primeira vez que estive na cidade, mas queria fazer novamente, já que meu marido não conhecia. Existem outros passeios, que são para os litorais Sul e Norte, que comentarei nos próximos posts.
No primeiro dia, agendamos através da pousada, o passeio de Ponta a Ponta de buggy, no valor de 140,00 por aproximadamente 3 horas. Esse passeio é interessante porque se tem uma visão geral da Vila, passando por todas as praias: Centro, Maracaípe, Cupe e Muro Alto.
O passeio começa pela Praia de Maracaípe, no litoral sul, que é muito frequentada por surfistas. Para chegar lá, pegamos uma pista repleta de coqueiros muito linda. Por ali, paramos para tirar fotos e dar um mergulho no mar.
Depois seguimos até o Pontal de Maracaípe, onde o
rio se junta com o mar. Lá tem um passeio opcional de jangada para ver a junção
do mar com o rio e observar os cavalos marinhos, pelo valor de R$ 20,00. Eu fiz
esse passeio da primeira vez, mas dessa, achei
que não valeria a pena repetir.
Para ver os cavalos marinhos, fomos conhecer o Projeto Hippocampus, no Centro, que tem como objetivo conservar e cultivar a espécie, iniciativa do Laboratório de Agricultura Marinha sem fins lucrativos. Eles mantém um Centro de Visitação com algumas espécies marinhas. A entrada custou R$ 5,00.
Seguimos para as praias do Norte, onde fica a Praia do Cupe, que abrigam os hotéis de frente para o mar
e residências de luxo. A praia também é ótima para banho, vazia
e calminha.
E a última praia é a de Muro Alto, que para mim é a mais bonita, onde ficam os resorts e hotéis mais luxuosos. Ali também paramos para mergulhar e aproveitar um pouquinho a praia e aquela água quentinha e transparente do Nordeste.
Terminando o tour, o "bugueiro" nos deixou no Centrinho para almoçarmos. Por ali, caminhamos pelo calçadão observando o movimento nos restaurantes, bares e lojinhas.
Para o passeio das Piscinas Naturais na Praia da Vila é preciso acompanhar a tábua das marés, que neste dia, a baixa estava prevista para o fim da tarde. Então, depois de almoçarmos no Barcaxeira, compramos o ticket na cabine em frente a praia, por 20,00 por pessoa e seguimos para a jangada.
A jangada nos leva a uma certa distância da orla, onde são formadas as piscinais naturais na maré baixa cercadas pelos arrecifes e onde podemos nadar com os peixes. O passeio dura em torno de 1h e 30 min.
Confesso que fiquei um pouco decepcionada, pois quando fui em 2006, a maré estava bem mais baixa e realmente no mar se formavam muitas piscinas naturais cheias de peixes, inclusive se via muito bem o mapa do Brasil. Desta vez, apesar da maré estar a mais baixa naquela hora do dia e ter bastante peixes, o efeito não foi o mesmo. Mesmo assim, estando na cidade, vale à pena o passeio para ver os peixinhos.
Foto de 2006 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário