Translate

domingo, 18 de outubro de 2015

Praga: Ponte Carlos, Malá Strana e o Distrito do Castelo

Reservamos um dia para visitar o outro lado da Ponte Carlos, onde fica o Castelo de Praga, conhecida como Malá Strana, bairro pequeno.
Seguimos caminhando pelas ruelas da Cidade Velha até a Ponte Carlos. A Ponte CarlosKarlův Most, é a mais velha de Praga, e atravessa o Rio Moldava, ligando a Cidade Velha a Malá Strana.
A ponte tem aproximadamente 500 metros de comprimento e 10 metros de largura, apoiada em 16 arcos. Ela está protegida por três torres distribuídas entre seus dois lados, uma na Cidade Velha e as outras duas em Malá Strana
A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo e é possível subir nela. São aproximadamente 300 degraus (não tem elevador) e lá de cima se tem a vista do rio, da ponte e do Castelo, que é muito bonita. A entrada custou 8 euros.
A ponte está decorada com 30 estátuas, sendo a maioria construída entre 1683 e 1714. Em estilo barroco, elas representam os santos e patronos da época. A partir de 1965, todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas. Dizem que passar a mão nas esculturas em alto relevo dá sorte. Há também na ponte muitos ambulantes vendendo lembrancinhas.
Atravessando a ponte, chegamos a Malá Strana, onde depois de passarmos pela Torre de entrada do bairro, chegamos a Praça para pegar o bonde até o Castelo. Descemos na terceira parada e depois de uma caminhada de 5 minutos chegamos à entrada do Castelo, onde ficam os guardinhas.
O Castelo de Praga se localiza na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade na margem esquerda do Vltava. O Castelo é uma das construções mais importantes da região fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial. Ele é na verdade um grande complexo que abriga várias igrejasmuseus, palácios, convento, pátios e diversas vielas.

Atravessando a guarita já vemos a imponente Catedral de São Vito, um dos principais prédios do complexo, em estilo gótico, com seus lindos vitrais trabalhados e suas torres em pedra. Sua construção foi iniciada em 1344, mas só foi finalizada em 1929.

Descemos caminhando passando pelos diversos museus (que são pagos) e prédios e chegamos à Igreja de São Jorge, com entrada paga. Anexo a Igreja fica o Convento de São Jorge.
Por ali, também fica a Entrada da Ruela de Ouro que é uma rua antiga com casas históricas onde viviam os trabalhadores da época. A entrada é paga.

Continuamos descendo pelas vielas do Castelo onde encontramos um mirante com bela vista da cidade. Ficamos por ali apreciando e tirando muitas fotos.
Pelo caminho vimos lindas paisagens e muitas plantações de uvas.
Já na parte baixa do bairro Malá Strana passamos pela Igreja de São Nicolau, próximo a Praça onde pegamos o bonde para o Castelo.
Assim terminou nossa passagem de 3 noites por Praga, essa cidade encantadora e super charmosa. O rio junto à ponte e o castelo formam um cenário lindo!!! Com certeza, a cidade entrou na minha listinha de preferidas da Europa pelo conjunto de beleza e aconchego!!!
Depois de Praga, seguimos de trem para nossa quarta cidade da Eurotrip 2014, que foi Budapeste, na Hungria!!!

Para ver os posts anteriores de Praga clique aqui e aqui!!!