Translate

sábado, 10 de outubro de 2015

Praga: terceira cidade da Eurotrip 2014

De volta aos posts da nossa viagem de férias para Europa em novembro de 2014, rsrs!! Já contei do planejamento e dos nossos dias em Amsterdã (aqui, aquiaqui e aqui) e Berlim (aqui, aqui e aqui)!!!

E a terceira parada da nossa Eurotrip foi Praga, capital e maior cidade da República Checa. Chegamos de trem, em um trajeto que levou umas 3 horas. Como já comentei, compramos o bilhete na Estação de trem de Berlim, que custou aproximadamente 40 euros por pessoa, na segunda classe. O trem era confortável, mas nada demais, na verdade, são cabines fechadas de seis lugares com local para guardar as bagagens. No caminho passamos por paisagens fofas.
Praga está localizada as margens do Rio Vltava ou Moldava e é conhecida como a cidade das cúpulas, sendo considerado um dos mais belos centros urbanos da Europa e reconhecida como "Paris do Leste". Realmente a cidade é muito lindinha, e foi uma das minhas preferidas desta viagem!!!
A cidade de Praga é dividida em áreas. São elas: Staré Mesto, que é a cidade velha; Nové Mesto, a cidade nova; Mala Strana, pequeno bairro; e o Hradcany, o Distrito do Castelo. O Centro Antigo e Novo são separados das outras duas áreas pelo Rio Vltava ou Moldava, sendo acessadas pela famosa Ponte Carlos, Karluv Most.
Para hospedagem, decidimos ficar localizados perto dos restaurantes, bares e pontos turísticos no Centro, no bairro de Staré Mesto em Praga 1, onde fazíamos tudo caminhando. Pela primeira vez, nós reservamos pelo Booking um apartamento por 3 noites para nossa estadia, que era bem mais barato que os hotéis que vimos, o Selinor Old Town, a poucos passos da Praça da Cidade Antiga.

Pelo site, o apartamento era bem bonitinho e moderno, mas não foi em nenhum daqueles que vimos nas fotos, que nos alocaram. Outro ponto negativo da estadia foi que a recepção era em um prédio e o apartamento em outro. Na verdade, nos devíamos ter reclamado, mas essa logística de prédios diferentes ia nos fazer perder uma parte de nosso tempo, por isso deixamos passar. O prédio, que é antigo, tinha elevador adaptado que chegava ao patamar da escada e para chegar ao apartamento tínhamos que descer um lance.

Tirando essas considerações acima, o apartamento tinha excelente localização e era bem grande, com dois quartos, sala com TV, cozinha completa, banheiro, wi-fi, aquecedor e roupas de cama. Ele não é tão moderninho quanto os das fotos, mas era bom (não tenho fotos dele). Só não recomendo, porque achei que o que foi vendido, não era o real.

A moeda da Republica Checa é a coroa checa e deixamos para fazer o câmbio na própria cidade. Estando lá, percebemos que a maioria dos locais aceitava o euro, sem desvantagem nenhuma e acabamos nem trocando muito.

Da estação de trem até o bairro de Staré Mestro, pegamos um metro que foi super rápido. Esse foi o único trajeto que fizemos de metrô. O restante foi praticamente caminhando pelas ruelas da cidade.

Praga é conhecida como a cidade dos cristais e podemos encontrá-los em muitas lojinhas pelas ruas. Uma dica é chorar bastante o preço, rs!! Para lembrancinha, a Becherovka é a bebida alcoólica tradicional, com sabor de essências herbais, com 38% de teor alcoólico. Não experimentei, mas tive que comprar de lembrança uma garrafinha, rs!!

O tradicional prato Goulash é original da Hungria, mas foi em Praga que eu experimentei, rs. O prato é uma carne picada com um molho escuro com cebola e pão.
Também provei o tradicional pão trdelník, que uma massa de pão doce em formato de rolo e oco por dentro, que fica num espeto girando e assando em um forno. Ele é confeitado com açúcar e canela, e ainda tem a opção de adicionar outros ingredientes como nuttela, caldas, etc. Ele é vendido em várias barraquinhas de rua, confesso que não achei nada demais no sabor, tem um gostinho de pão levemente doce.
Na cidade velha encontramos algumas áreas com barraquinhas de rua vendendo diversas comidas típicas. Uma delas era ao lado da Torre do Relógio, na Praça da cidade velha, onde experimentamos algumas porções. E a outra que fomos era em frente ao Shopping que fica na divisa da Cidade Velha com a Nova.
Para compras, conhecemos a loja New Yorker, que é uma grande loja de departamento, tipo essas fast fashions, que vende roupas, sapatos, acessórios, etc. Achei os preços bons e vale à pena dar uma olhadinha.

Assim que chegamos, já deixamos nossas malas no apartamento e seguimos para a Praça da Cidade Antiga, que será assunto do próximo post.