Translate

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Praga: Staré Mesto, a Cidade Velha x Nové Mesto, Cidade Nova

Cidade Velha de Praga é uma das áreas mais antigas da cidade, junto com o Distrito do Castelo. O principal ponto turístico é a Praça  Staroměstské Náměstí (Old Town Square), bem no Centro da capital, localizada entre a Praça Wenceslau e a Ponte Charles, onde fica o famoso Relógio Astronômico Medieval,  na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha.
Relógio Orloj é formado pelo mostrador astronômico, representando a posição do sol e da lua no céu; pela caminhada dos apóstolos, com um show de bonecos em movimento; e pelo mostrador calendário representando os meses ou zodíacos.
Todos os dias, de hora em hora, dezenas de pessoas se aglomeram em frente ao relógio para assistir ao "show dos bonecos". Toda nova hora é anunciada com a chamada caminhada dos apóstolos, onde os bonecos saem das janelinhas se intercalando.

Diz à lenda que o mestre-relojoeiro foi cegado para que ele não construísse nenhum relógio similar ao de Praga.

Também é possível subir na Torre da Cidade Velha, onde se tem a visão panorâmica da praça e a bela vista da cidade com seus vários telhados vermelhos e o Castelo ao fundo. A entrada é paga e custou algo em torno de quatro euros, que só podem ser pagos em moeda local ou cartão. É possível subir de elevador. A dica é ir ao final do dia para assistir ao lindo pôr do sol!
Outra construção que chama bastante atenção nesta área é a Tiny Church, em estilo gótico, com suas duas torres simétricas e bem pontudas. A noite ela fica toda iluminada.
Igreja de São Nicolau, em estilo barroco, fica um pouco escondida, mas também faz parte do conjunto de prédios da Praça. Na época em que fomos ela estava em reformas.

Além das igrejas e do Relógio, no Centro da Praça fica a Estátua de Jan Hus, reformista religioso que foi queimado vivo por suas crenças. No entorno da praça encontramos muitas lojinhas, restaurantes, bares, quiosques e muitas ruelas. Muito gostoso sentar por ali e apreciar o intenso movimento ao longo de todo o dia.
Nesta área, contornando a Cidade Velha, podemos encontrar 13 torres que faziam parte da muralha que contornava a cidade em 1232.
Caminhando para o lado oposto ao Rio, encontramos o Bairro Josefstadt (área dos Judeus), onde ficam as sinagogas e o cemitério. Esta área também faz parte da Cidade Velha.
Do bairro judeu seguimos até a Cidade Nova ou Nové Mesto, que tem como principal ponto turístico a Praça Wenceslau. Hoje esta área é considerada a mais importante área comercial da cidade, recheada de lojas, galerias, cinemas, restaurantes, cafés, além de prédios comerciais.
Por ali encontramos o prédio neo-renascentista de cúpula dourada no topo da Praça, onde funciona o Museu Nacional de Pragafundado em 1891.

Outras atrações que fazem parte da Cidade Nova são: o prédio dançante que fica as margens do Rio Vltava que funciona como escritórios; e a Torre de TV que fica numa área afastada da cidade, mas por estar no alto e possível avistá-la de longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário